A Lenda de Fausto




Autoria de Samila Lages.
Aqui vai uma sinopse do livro: 


A Lenda de Fausto de Samila Lages é um romance singular, não apenas por seu enfoque polêmico –o qual certamente chocará ao mesmo tempo em que encantará diversos leitores– mas principalmente pela forma como foi colocado. Não se trata apenas de mais uma das tantas versões da famosa lenda alemã sobre o médico que vendeu sua alma a um demônio em troca do conhecimento supremo. É isso e algo mais.
Assim como fizeram grandes escritores com Goethe, Müller, Puchkin, Fernando Pessoa e Thomas Mann, Samila Lages procurou explorar toda a simbologia embutida na personagem de Fausto: um homem capaz de tudo para deter a sabedoria e o progresso. A diferença foi no enfoque escolhido, algo totalmente inovador para uma lenda já contada e recontada tantas vezes: trata-se claramente de uma linda e sensível história de amor proibido, repleta de fantasia e drama.
Através de uma linguagem simples, mas repleta de lirismo e poesia, Samila nos apresenta a um desconhecido Doutor Fausto já no fim de sua vida. Trata-se de um homem que viveu em santidade e dedicou-se exclusivamente à medicina a fim de ajudar as pessoas, mas que agora se encontra sozinho e desamparado diante da velhice e da doença. Certamente, um coração magoado pela ingratidão humana e talvez por isso tão frágil ante as tentações de um demônio.
Belial é o Príncipe infernal do Orgulho, o que logo se nota por suas belas falas sempre repletas de ostentação e soberba. Trata-se de uma personagem simplesmente cativante por sua maldade e sinceridade, e especialmente pela sensualidade que parece emanar a cada gesto. Provavelmente apenas um demônio tão poderoso quanto aquele conseguiria através de sua astúcia e charme tornar escuro o coração de um humano destinado a ser santo.

"Desejo.
Parecia ser este o mais poderoso dom da humanidade. Não foi a toa então que teria sido esta característica da alma dos homens a responsável pela queda de Belial e de tantos outros anjos. Era o desejo que separava os demônios dos anjos, tão puros em sua ignorância. O desejo era a mais intensa demonstração da vida e isso fascinava Belial como nenhuma outra coisa.
Desejo. Era essa a verdadeira fonte de toda a existência de Belial, de seu orgulho e de sua luxúria. Era o desejo que o tornava mais demônio e mais humano ao mesmo tempo.
O desejo era o seu alimento.”

A partir dessa concepção a autora então nos apresenta aos poucos a deterioração que sofre o caráter de Fausto exposto à nefasta influência de Belial, e talvez por isso se torne ainda maior a surpresa quando se revela a verdadeira essência da obra: de maneira extremamente romântica e emocionante, Samila narra como acontece aquilo o que menos poderia se esperar diante de uma relação tão conturbada e semeada por interesses nada benignos:

“Amor.
Se o desejo era seu alimento, o amor era a sua perdição. Fora-lhe dito tantas vezes que ‘nada de bom haveria de surgir do amor de um demônio para com um humano’. Ele sabia muito bem. O passado já lhe provara a verdade dessa afirmativa. O amor era certamente sua perdição.
Mas uma perdição tão suave, tão terna, que parecia abrandar o temor e o desejo, abrandar tudo que existia em Belial.”

Com a convivência forçada o humano começa a se deixar seduzir pelo magnetismo do poderoso demônio. Ao mesmo tempo, o demônio sem notar deixa-se encantar pela pureza que insistia em permanecer no humano cujo dever era corromper. Nisso somos obrigados a encarar novamente aquela antiga batalha travada entre o bem e o mal, o pecado e a virtude, a pureza e o progresso, o desejo e o amor. Mais do que isso, vemo-nos em meio a ela, assistindo as forças opostas se chocarem repetidamente, cada vez de maneira mais dolorosa, sem saber exatamente por qual lado torcer e, sobretudo, sem conseguir decidir quais das lágrimas nós desejamos enxugar.
Por todos esses aspectos A Lenda de Fausto é um livro que promete marcar, chocar, polemizar e especialmente emocionar todos os leitores dispostos a abrir seus corações ao romance e às dores que certamente deixarão cicatrizes em cada uma das cativantes personagens apresentadas ao longo do romance.
“– Agora dorme, meu bem... Dorme, dorme, e sonha em ter uma vida sem a tentação... Sem delírios por sangue, ouro ou poder... Sonha com algo mais belo que a razão... – Belial sussurrava baixinho e cantado. – Pensa que eu serei a tua pele durante o inverno, para que o frio, em ti, não possa entrar. Apesar de minha escuridão, eu quero ser a luz em teu caminho, o sol na tua noite, água doce em teu mar... Os desejos são a escravidão da alma... Que nunca te beije a inveja... E que nunca te abracem e o ódio e o mal... Não te engrandeças com a riqueza, nem te preocupes com a pobreza. Que a nem a derrota, a dor ou a saudade te impeçam de ver que amanhã outro dia será... Dorme, dorme, e sonha em ser, do teu maior tesouro o guardião: o amor que a ti destinei, pois contigo ele sempre estará... Dorme, dorme... Que aqui contigo eu estarei... As nuvens serão teu colchão, e nem o vento ou a brisa deixarão de te acariciar, como se fossem minha mão, pois meu caro, tu és meu Deus...”

Extra: Essa é pra todas as fujoshis e fãs do GazettE morrerem. A autora, além de diva, linda, maravilhosa, adora yaoi e é super fã de the GazettE!

Eu apaixonei no livro, mas ainda não o comprei. Quem quiser me dar de presente entre em contato ok? -QQQQN

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no Bakayarou! Responderemos sempre que possível! Sua contribuição é muito importante e motivadora!