segunda-feira, 28 de maio de 2018

[THE GAZETTE] DOGMA - A Simbologia presente no PV

DOGMA - A simbologia presente no PV


Não, não é nenhuma postagem sobre teorias conspiracionistas -q Considerando meu bloqueio fodido que me impede de continuar as fanfics no momento, estava aqui querendo postar alguma coisa e por que não um jornal? A verdade é que eu tinha essa postagem em mente já há algum tempo. O Dogma é um puta álbum do caralho, e o clipe sempre me intrigou MUITO. E bem, embora eu seja cristã, quem tem um pouquinho mais de afinidade comigo sabe o quanto gosto de ocultismo e algumas paradas esotéricas. Contudo, dentre todas essas coisas, o que eu acho fascinante são os símbolos e seus significados, o que nos traz ao motivo de eu estar escrevendo isso aqui: o PV do DOGMA é lotado de simbologia. Alguns bastante conhecidos como o hexagrama e o Ying-Yang. 

Quero deixar claro que isso não é uma teoria sobre o PV, explicando tim tim por tim tim o que diabos tá acontecendo (levando principalmente em consideração a relação com o PV de Undying). Às vezes eu fico vendo uma caralhada de teorias sobre outros vídeo clipes, tipo "isso representa isso, fulando tá nessa posição por causa disso" e fico sempre "WTH? Como as pessoas conseguem decifrar essas coisas?" -Q Inclusive, eu gostaria que vocês por favor, entrassem em contato com a Kay (@bravesounds) no Twitter e cobrassem a teoria dela do DIVISION. Eu nunca esqueci essa parada, na minha cabeça faz muito sentido e acho que mais pessoas deveriam saber sobre isso. 

Enfim, eu tinha um tempo livre e achei que poderia compartilhar com vocês. Sei lá, pelo menos pra mim é interessante. -n Vamos ressaltar que eu não sou nenhuma expert. Eu particularmente acredito que tudo que aparece em um vídeo não está ali por acaso. Ou será que os caras só jogaram umas paradas aleatórias e pronto? 

Como eu disse, alguns símbolos são até bastante conhecidos, outros nem tanto. Os que eu não conhecia ou não me lembrava o nome, pedi um help no grupo de magia e bruxaria (I'm so sorry, Jesus) e uma vez que eu tinha os nomes de alguns, não foi difícil achar outros. Essa é uma postagem incompleta porque (tô com preguiça) em diversos momentos a qualidade do print e o zoom dificultaram a identificação, contudo há alguns bem familiares e pode ser que eu faça uma Parte 2 (eu realmente gosto muito dessas coisas, porque não se pode ganhar dinheiro com isso? aaaaaaaaaaaaaaaa). 

Juro que tentei deixar os significados mais objetivos possível, até pra não ficar chato e todo mundo conseguir chegar no final da postagem -embora eu já tenha enrolado muito-, mas vou deixar links das fontes no final e se tiverem interesse, poderão pesquisar a fundo sobre isso e ler de uma maneira mais aprofundada e completa. Vou deixar oculto como spoiler só pra não ficar aquela coisa gigante no meu perfil. Paciência tem limite, então não reparem a qualidade das imagens. -n Ah! e também tá fora da ordem do clipe. 


"O Universo é dotado de simbologia, principalmente na nossa sociedade. Basta você perceber que as letras que compõe as palavras deste texto são apenas rabiscos que aparentemente possuem significado."


Vamos começar por essa imagem aqui: 
 

# Cruz Eslava:
 

Acabou sendo adotada pela Igreja Ortodoxa, por isso, também recebe a denominação de Cruz Bizantina. Cada barra tem um significado: a superior, traz a inscrição “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”, em grego, latim e hebraico; a central e maior, representa os braços de Jesus; enquanto a menor, de acordo com a tradição representa os dois ladrões crucificados ao lado de Cristo, sendo que o lado superior se refere ao que se converteu e o inferior ao não-arrependido. Há também uma vertente que diz que o terremoto que veio durante a sua crucificação é que causou a inclinação deste braço (o inferior). Nessa cruz, o Salvador nunca aparece com a coroa de espinhos. 

(Leia também A cruz Ortodoxa)

# Flor de Lótus:
 

Eu particularmente gosto muito desse significado. Leiam a lenda sobre ele também! 
Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro. Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é freqüentemente associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas. No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor. 

O significado original deste simbolismo pode ser visto pela semelhança seguinte: Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram – do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada (bidhicitta), a incomparável jóia (mani) na flor de lótus (padma). Assim, o arahant (santo) cresce além deste mundo e o ultrapassa. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. Ele é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial, das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada, do formado e do sem forma, do Samsara e do Nirvana. 


# A lua:
 

A Lua é ligada ao psíquico, mente e subconsciente. A Lua simboliza os ritmos biológicos, e as fases da vida, pois ela passa regularmente por um ciclo de vida, uma vez que é um astro que cresce, diminui, desaparece e cresce novamente. Assim, a Lua está submetida à lei universal do devir, do nascimento e da morte, sendo a representação da passagem da vida para a morte, e vice-versa. Em algumas culturas, a Lua é considerada uma divindade masculina, mas para outras é feminina, assim como algumas assumem um parentesco entre Lua e Sol, e outras não. Na Sibéria, os índios consideram Sol e Lua os olhos do céu - o primeiro, o olho bom; o segundo, o mau. 


# Cruz de Leviatã:

Ps: no PV a imagem estava girando, por isso o simbolo tá nessa posição. 

Esse símbolo é composto de duas barras superiores que representam proteção em dobro e equilíbrio entre masculino e feminino. Na parte inferior, traz o sinal do infinito, que também formaria um duplo ouroboro (desenho circular que mostra uma cobra ou dragão mordendo o próprio rabo). Além disso, ainda carrega uma conotação fálica! Apesar de sempre estar relacionada à Igreja de Satã, não há outros registros satânicos na história. Foi usada pelos cavaleiros templários e pelos cátaros, cristãos que viveram entre os séculos 12 e 14 na Europa. Na alquimia, a Cruz de Leviatã simboliza o enxofre. 

# Menorah:

Um dos principais e mais difundidos símbolos judaicos, a Menorá é um candelabro de sete braços. Constituído, originalmente, de ouro batido, puro e maciço, a ‘lâmpada’ foi feita por Moisés para ser colocada no Santo Lugar junto com a Mesa dos Pães da Proposição e o Altar de Incenso. 

(Leia também: Menorah 
Menorah 2 )


# Ying-Yang:
 

Símbolo chinês da distribuição dual das forças universais, é o princípio do ativo e passivo; positivo e negativo; masculino(Yang) e feminino (Ying); ao lado a figura mostra o círculo mostrando a divisão de um círculo com uma linha única sem dobraduras mas ao mesmo tempo sem ser reta. A parte clara representa o Yang e a escura o Ying. Os pontos no centro significam o germe do principio contrário já que possuem cores opostas. Não existe luz sem os polos negativos e positivos, não existe coração trabalhando sem a sístole e diástole, não existe movimento no mar sem o fluxo e refluxo das marés. A vida só move-se por ondas como mostra a figura, e o côncavo e convexo se complementam.



Agora vamos a segunda imagem: 


 

# A mão de Fátima:
 

Também conhecido como Khamsa, esse símbolo leva o nome de Mão de Fatima por causa de Fatima Zahra, filha preferida de Maomé. Muito popular e antigo, o desenho pode ser encontrado no Oriente Médio, em casas, lojas, táxis e hotéis. O significado é muito claro: a mão levantada é considerada ameaçadora e o olho na palma da mão protege contra o mau-olhado. É um importante amuleto para muçulmanos e judeus – por isso é usado por ativistas em favor da paz entre esses povos, lembrando-os de que as duas fés compartilham certas crenças 

# Octograma:
 

Formado por dois quadrados iguais, sobrepostos a 45 graus no mesmo centro, esse octograma recebe o nome de Estrela de Lakshmi, no hinduísmo. Nessa crença, cada ponta da estrela representa os oito tipos de riquezas concedidos pela deusa Lakshmi. No islamismo, o octograma é chamado de Rub el Hizb e é utilizado em muitos emblemas e bandeiras islâmicos. O símbolo também é utilizado como marcador para o final de um capítulo, na escrita árabe. 


# Om:
 

O Om, ou Aum, é o mais significativo mantra da tradição indiana. Ele aparece no início e no fim de cada oração pronunciada no Hinduísmo, tal como de forma semelhante os cristãos dizem a palavra hebraica Amen no fim das preces litúrgicas. Muitas crenças acreditam que o fato de expressá-lo torna as pessoas divinas. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Shabda Brahman. O Om é o som do universo e a semente que "fecunda" os outros mantras.


# Shinto:
 

O Shinto, literalmente traduzido como “o Caminho dos Kami”, é uma religião étnica e natural surgida no Japão com o objetivo de cultuar os Kami, entidades sobrenaturais erroneamente denominadas “deuses” 

# Menorah - já vimos :
Consegui identificar 5 dos 8 símbolos. Quanto aos de baixo eu tenho sérias dúvidas. 

# Valknut???:


Eu acredito que a forma triangular oposta a mão de Fátima, possa ser um Valknut, um símbolo religioso pertencente ao paganismo nórdico e germânico que consiste em três triângulos entrelaçados, também chamado de "Nó dos mortos". 

Essa outra imagem pode reforçar a ideia: 


Já o símbolo ao lado, um rendondinho, me parece o shou, presente em outros momentos do PV, mas não tenho certeza:

 

 

O Shou é um antigo ideograma chinês que significa “vida longa” e que ainda é muito usado como ornamento de móveis, tecidos e joias orientais. Parecido com um caroço de pêssego, remete ao deus Shou Hsing, que na mitologia chinesa controla os acontecimentos na vida dos seres humanos. O próprio pêssego, nessa cultura, simboliza uma dádiva do deus Shou Hsing, que poderia conceder a imortalidade 


Quanto o simbolo no centro da imagem ( I have no ideia):

Encontrei algumas semelhanças em relação a geometria sagrada, nada muito significativo.


Hexagrama, Estrela de Davi ou Selo de Salomão? Ou será que é tudo a mesma coisa? -q




O Kai aparece aqui com o simbolo no peito. Muitos sacerdotes, ocultistas e afins tatuam símbolos como esse como amuleto de proteção, inclusive a estrela de seis pontas é uma das mais comuns (apesar de algumas divergências religiosas). 


 

# A estrela de seis pontas:
Bem, esse simbolo certamente você já cansou de ver (ou não) pois é um dos mais pertinentes e aparece a todo momento -q



(Leia também: Hexagrama ) 

A estrela de seis pontas dentro de um circulo é usada pelo movimento Nova Era como símbolo da unificação da humanidade com forças cósmicas. 

O hexagrama é formado unindo–se o Triângulo da Água com o Triângulo do Fogo, formando a estrela de seis pontas, também conhecida como Selo de Salomão. Esse símbolo é uma imitação da Estrela de Davi, o símbolo nacional de Israel, o povo escolhido de Deus. A diferença é que esse selo ocultista é formado por dois triângulos entrelaçados, enquanto que, na Estrela de Davi, um triângulo sobrepõe o outro. Outra diferença entre o “Hexagrama” e a “Estrela de Davi” é que na Estrela de Davi os triângulos são sobrepostos (um passa em cima – dentro – do outro formando uma só figura), enquanto no hexagrama os triângulos são entrelaçados (dois triângulos diferentes que quando entrelaçados – um independente do outro – formam o hexagrama). Confesso que se eu ver, não sei diferenciar. -n 

Segundo outras vertentes, a Estrela de Davi (estrela de seis pontas), conhecida também como o “Escudo de Davi”, tem o significado de proteção, união do feminino e do masculino, união dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra. 

O que significa uma estrela dentro de outra estrela? Eu não sei. Talvez não tenha significado. -q 

Leia também: Hexagrama 2 


Depois volto pra atualizar as fontes (e revisar), porque tem link faltando (e tô caindo de sono). -n 
Deixem um comentáriozinho dizendo o que acharam, compartilhem com os migos, sei lá. -q 
Beijão. 
Bye. 
Twitter/Insta: Hellemgzr

2 comentários:

Unknown disse...

obrigada pelas explicações estava com medo de ser tudo do satã kkkk

Unknown disse...

Adorei o seu blog! Acho esses negócios de simbolos interessantes mas nunca pensei em pesquisar a fundo, até que então parei para procurar...Achando esse belo blog :3 Ficou tudo bem explicadinho, espero que você consiga achar o significado dos outros para nos mostrar kkkk.. Novamente eu agradeço pelo seu blog *-*/

Postar um comentário

Deixe seu comentário no Bakayarou! Responderemos sempre que possível! Sua contribuição é muito importante e motivadora!